domingo, 29 de janeiro de 2012

QUANDO DEUS FALAR OBEDAÇA-O PRONTAMENTE Valnice Milhomens, Ap

TEXTO: Jonas 1-4

Deus é Deus, Absoluto, Senhor, Supremo, Soberano, e se O reconhecemos como tal, devemos-Lhe devem inteira obediência. Um não como resposta é-Lhe de todo inaceitável. Portanto, quando Deus fala , é melhor você obedecer.

Olharemos hoje para o livro de Jonas a fim de aprender da sua experiência a importância de obedecer prontamente ao nosso Deus . Você crê que realmente está história aconteceu? Crê que Jonas foi engolido por um peixe e permaneceu em seu ventre por três dias? Eu creio, primeiro, por que Cristo cria nela. Mateus declara que Jesus falou :

“Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra”.

Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é maior do que Jonas. (Mt. 12:40-41).

Jonas é um caráter muito interessante. Registra em algum lugar na sua bíblia a importante lição que podemos aprender da história de Jonas. Daremos 4 lições, mas se você guardar tão-somente a primeira, será poupado de muitas dores de cabeça; você será salvo de muitos problemas. Cada capítulo em Jonas nos ensina uma grande lição e todas elas apontam para o benefício de fazer o que Deus nos ordena tão logo Sua palavra nos chega aos ouvidos seu coração .

1. A DESOBEDIÊNCIA TRAZ DISCIPLINA 1:1-2.
(JN 1:1) - Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:

(JN 1:2) - Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.


Este mandamento parece bastante simples. Deus diz a Jonas para ir àquela grande cidade.

NÍNIVE: Era uma grande cidade. Capital da Assíria. Seu palácio cobria a extensão de 5 hectares, possuía 71 quartos, tinha 180 pés de comprimento e 40 pés de largura. Estava enclausurada em 5 quilômetros de muralhas com 15 portões e uma população de 175.000 pessoas.

Primariamente era uma cidade ímpia. A sua malícia era grande. Uma versão (Bíblia vida) declara que o mau cheiro chegou até o céu. Em outras palavras, como o cheiro da sua podridão chegado às narinas de Deus tornou-se tão insuportável, Ele foi Jonas e falou: "Vai a Nínive com esta mensagem: Vocês só têm duas escolhas: ou se arrependem dos seus pecados e experimentam um avivamento, ou provarão a retribuição.” Só havia um pequeno problema: Jonas não queria ir.

(JN 1:3) - Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.

Porque Jonas desobedeceu? Porque era racista. Nínive era inimiga de Israel. Era uma inimiga implacável. Jonas temia que se fosse pregar naquela cidade o povo poderia atender a palavra de Deus e a rebelião se transformaria em arrependimento e Deus poderia transformar o arrependimento em avivamento. Jonas pensou: eles podem ser salvos, e eu não quero ter nada a ver com isso. Isso é horrível.

Todo cristão que se recusa a testemunhar de Cristo aos perdidos é culpado do mesmo tipo de atitude.

Todo cristão que silencia diante do mundo perdido, está dizendo com essa atitude: se o mundo for salvo, eu nada tenho a ver com isto, Ele poderá até ser salvo, mas através de outras pessoas. Você pode ir proclamar aos perdidos a mensagem de Deus para que se arrependam ou então serão destruídos, ou ser como Jonas, um homem ou mulher em fuga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário